Mad Minds
  • Blog
    • Filmes
    • Livros >
      • Autores
      • Curiosidades
      • Resenhas
    • Séries >
      • Agentes da S.H.I.E.L.D
      • Elementary
      • Stranger Things
      • Universo GoT
  • Entrevistas
  • Parceiros
  • Sobre
  • Contato

Universo GoT: S06E09 - Battle Of The Bastards

6/22/2016

4 Comentários

 
 Imagem
Game Of Thrones, ao longo de suas temporadas vem conservando uma tradição: todos os penúltimos episódios são conhecidos como os melhores da temporada. E não poderia ser diferente com o da sexta. Nesses episódios, os produtores D.B. Weiss e David Benioff, não economizam esforços para os deixarem marcantes, como aconteceu no Casamento Vermelho (The Red Wedding) na terceira temporada (2013) e no do ano passado, Hardhome.

Intitulado como Batalha dos Bastardos (Battle Of The Bastards, no original), esse episódio foi considerado o melhor da temporada. Os números que acompanham o mesmo também são impressionantes, já que demorou 25 dias para ser gravado e contou com 500 figurantes para realizar a tão sonhado batalha, sem falar no custo financeiro, que os estúdios não quiseram divulgar, mas especula-se que esse foi o mais caro da temporada, podendo ter custado mais de U$10 milhões. 
​
No norte, onde está concentrado a parte principal do episódio, Jon quando se encontra com Ramsay tenta convencê-lo a poupar a vida dos soldados e fazerem um embate somente entre eles, sem derramar muito sangue, mas não é aceito. Bolton sugere que Stark entregue sua mulher em troca de perdão pela traição das casas que apoiam sua família e que Rickon também será poupada. Apesar de nenhum deles aceitar o que está sendo proposto, os meio-irmãos querem uma prova de que o menino está mesmo vivo. 

Antes de a batalha iniciar, Ramsay que está com o caçula dos Stark em seu poder,, o solta e propõe uma brincadeira com o menino: ele terá que correr até o lado onde está o seu meio-irmão o mais rápido que puder. Mas como sabemos, nada com o Bolton é simples, quando o garoto começa a se afastar, ele pega um arco, e é nesse instante que tanto nós, os telespectadores, como Jon percebe a intenção do outro bastardo. Jon então corre até o seu cavalo e o monta, e tenta ir o mais depressa possível ao encontro do seu irmão, enquanto Ramsay continua atirando as flechas. Quando os meio-irmãos estão quase se encontrando, Rickon é acertado pela flecha de Ramsay. 

Assim temos o início da batalha entre os clãs. Admito que nunca tinha visto o bastardo Snow com tanta raiva, desde o início ficou visível que ele só iria lutar para se vingar de tudo que Ramsay fez com a sua meia-irmã, já que ele sabe que não tem direito ao trono de Winterfell por ser ilegítimo, e quando o seu irmãozinho morre praticamente aos seus pés, esse desejo de vingança se multiplica. E Jon vai com tudo para cima dos homens de Ramsay. Nessa parte da cena, nos faz lembrar  de uma das cenas do filme O Senhor dos Anéis, já que Jon está sozinho com a sua espada levantada e os soldados inimigos vem com tudo para cima dele. Em determinado momento da batalha, que o Bolton só observa de longe, os homens da família Stark acabam cercados pela armada inimiga e uma barricada de homens mortos. Aí começa a bater o desespero em quem está assistindo, pois a chance de Jon e seus homens vencerem estão quase nulas, eles estão cercados por todos os lados. Vemos ele lutando ferozmente por conseguir abrir espaço entre os homens, o gigante selvagem WunWun também tentando furar a barreira de homens Bolton, que os estão forçando a ir para trás com as lanças, o líder dos selvagens Tormmund entra numa briga de punho com Smalljon e está perdendo também. Conseguimos sentir o desespero dos personagens e é agonizante.

Mas é aí que a história sofre uma reviravolta, Sansa consegue ajuda dos homens do Vale. Ela aparece no alto, acompanhada de Petyr Baelish. Os homens Arryn então quebram o cerco que foi feito dando vantagem para os selvagens e os outros soldados aliados. Nessa parte temos outra cena agonizante, no desespero para se libertar do cerco, os homens do exército Stark começam a escapar a barricada de mortos, nisso Jon Snow é derrubado, e os outros começam a pisotea-lo, e a câmera fica fixada bem no rosto do bastardo, na sua luta por conseguir se levantar e respirar. Foram segundos ou minutos desesperadores. 

Quando Jon finalmente consegue se reerguer sobre os seus homens, ele percebe Ramsay fugindo junto de mais dois de seus homens, ele então começa a correr na mesma direção que o outro bastardo fugiu. Ele está acompanhado de Tormmund, que conseguiu matar SmallJon depois de mordê-lo na orelha, e do gigante. O destino do Bolton não poderia ser outro a não ser Winterfell. Quando ele chega ao seu destino, manda fecharem o portão do castelo e deixar seus homens a postos, mas dai se ouve batidas no portão. É WunWun tentando derrubar o portão para a entrada dos selvagens. Finalmente o gigante consegue o seu intento, Ramsay parece assustado e Jon possesso, como jamais esteve.

Sabendo da sua iminente derrota, Ramsay diz que aceita a proposta de duelo que o Jon quis no dia anterior. Snow então deixa cair sua espada de propósito, e só tem tempo de pegar seu escudo e se defender das flechas que Ramsay começa a atirar nele. Conforme o Bolton vai atirando, Snow vai se aproximando. Quando ele chega mais perto do outro bastardo, acerta o escudo no seu rosto. Ramsay não tem tempo para reação, Jon logo se joga por cima dele e começa a desferir vários golpes no seu rosto. Antes de dar o último soco, Snow olha para o lado e vê Sansa, ele então para de desferir os golpes e se levanta.

 E assim temos o fim da batalha dos bastardos, não o fim de Ramsay, ainda. Mas a reconquista dos Stark por Winterfell não poderia ser melhor, mesmo Sansa tendo escondido do irmão que pediu ajuda aos Arryn. Sabemos que essa ajuda que Mindinho deu a família Stark não será de graça. Sansa vai até Jon perguntar onde ele colocou o outro bastardo. Quando ela descobre a localização vai até ele. E eles têm a última conversa.
“Suas palavras desaparecerão.
Sua casa desaparecerá.
Seu nome desaparecerá.
As memórias sobre você desaparecerão.”
Apesar de o foco ser o embate entre os bastardos Jon Snow e Ramsay Bolton pelo poder de Winterfell, o episódio não ficou só nisso. Em Meeren também estava havendo uma batalha, a cidade estava sendo atacada pelos mestres de escravos e os filhos da Harpia. Daenerys e Tyrion Lannister estavam tentando chegar num consenso de como proceder perante o ataque. Quando finalmente se encontram com os mestres para por um fim a afronta na cidade das mães dos dragões, os donos dos escravos não aceitam, e é aí que Daenerys junto de seus três  dragões - Drogon, Rhaegal e Viserion -, e massacram as frotas que estavam destruindo Meeren e  os filhos da Harpia também.
​
Este foi um dos melhores momentos de Daenerys na série, nos últimos episódios a personagem teve um crescimento surpreendente. Ela vem se tornando mais agressiva contra aqueles que subjugam a sua força. Ela antes só sabia fazer uma boa apresentação quando estava prestes a sofrer um ataque, agora ela deixou isso de lado e vem mostrando o porque de ser conhecida por diversos nomes. Acredito que essa força que ela vem demonstrando, se dá pelo suporte que vem recebendo de Tyrion Lannister, já que o anão é um bom estrategista, e a união das forças de ambos vem se mostrando eficaz. Só não acredito que ela consiga conquistar o trono de ferro. Daenerys tem uma surpresa nesse episódio também, quando os irmãos Greyjoy chegam em Meeren e lhe fazem uma proposta que é difícil ser recusada.

Esse episódio foi um dos mais aclamados da temporada, vingou todos os fãs que estavam com raiva de alguns dos personagens. Todos os personagens que apareceram nesse penúltimo episódio, foi percebida uma grande mudança, eles cresceram ao longo desses episódios. Tanto os irmãos Stark, quanto a Targaryen eram conhecidos por ser os mais sonsos da série, e essa definição mudou completamente. Jon Snow sempre foi conhecido por ser calmo, apaziguador e justo, mas agora estamos conseguindo ver uma outra face do bastardo, ele sabe ser justo nas horas oportunas, mas quando mexe com a família dele, a coisa muda de figura. Já Sansa sempre foi muito submissa, desde a morte do seu pai, Ned Stark, ela vivia seguindo ordens, mas ela também mudou, depois que ficou nas mãos do carrasco Bolton e sofreu diversas atrocidades, o desejo de vinganca nela vem falando mais alto. E Daenerys  o que faltava para ela se mostrar mais na série, era alguém que soubesse definir os planos de jogo dela, e depois que o Tyrion chegou para auxiliá-la, ela vem conquistando cada vez mais espaço na sua conquista pelos sete reinos.

E agora fica a ansiedade para o último episódio da temporada, sabemos que vamos ficar sofrendo mais um ano para saber o destino de todos os personagens. Abaixo fica o teaser do próximo episódio. E a season finale será exibida no próximo domingo, 26, a partir das 22h no canal Hbo.
4 Comentários
Marcia link
6/22/2016 21:49:03

Menina! Deu até medo ler seu texto, pois estou mto atrasada na série, preciso baixar urgente.
Daeneris quase não tem momentos longos nem na série e nem nos livros e sou louca por ela.
Excelente texto, resenha.
Bjs

Responder
Karolayne link
6/23/2016 12:41:03

Marcia a Daenerys nesses últimos episódios tem se superado, eu particularmente não sou muito fã dela, mas tenho que admitir que as cenas em que ela aparece estão demonstrando o quanto ela amadureceu depois que o Tyrion chegou em Meeren

Responder
Evandro link
6/22/2016 22:18:04

Esse realmente foi o melhor episódio. Adrenalina, emoção e tantos outros sentimentos misturados, que só quem assiste sabe explicar. Fiquei sem fôlego, igual ao Snow.

atraentemente.blospot.com

Responder
Minhas Impressões
6/23/2016 08:58:52

Olá, Letícia.
Eu devo ser o único ser humano no mundo que não assiste GOT, mas eu sei que esse penúltimo episódio é considerado o melhor da temporada. Não se fala de outra coisa nas redes sociais.
Abraços.

Responder



Enviar uma resposta.

    Curta no Facebook

    Curta no G+

    Follow @madmindsblog Tweets by madmindsblog

    Parceiros


    Professional Reader
    Imagem
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • Blog
    • Filmes
    • Livros >
      • Autores
      • Curiosidades
      • Resenhas
    • Séries >
      • Agentes da S.H.I.E.L.D
      • Elementary
      • Stranger Things
      • Universo GoT
  • Entrevistas
  • Parceiros
  • Sobre
  • Contato