Mad Minds
  • Blog
    • Filmes
    • Livros >
      • Autores
      • Curiosidades
      • Resenhas
    • Séries >
      • Agentes da S.H.I.E.L.D
      • Elementary
      • Stranger Things
      • Universo GoT
  • Entrevistas
  • Parceiros
  • Sobre
  • Contato

Entrevista: Taran Matharu

7/24/2016

13 Comentários

 
Imagem
Taran nasceu em Londres no ano de 1990, filho de uma brasileira e um indiano, e encontrou uma paixão pela leitura ainda muito novo. Seu amor por história se desenvolveu num desejo de criar a própria ainda no início da adolescência, começando o seu primeiro livro aos 9 anos de idade.
Logo após graduar-se em Administração de Empresas, Taran estava entusiástico em explorar uma nova aventura e ingressar no mundo editorial, conseguindo um estágio em Vendas Digitais na Penguin Radom House, de Junho a Setembro de 2013.
Daí em diante, enquanto tirava uma folga para viajar, Taran começou a escrever “Conjurador” em Novembro de 2013 aos 22 anos, durante o Nanowrimo 2013. Graças ao wattpad e fazendo updates diários, sua popularidade cresceu, alcançando mais de 3 milhões de leituras em menos de seis meses. Após ter sido destaque na NBC News, Taran decidiu alavancar sua carreira de autor profissional e nunca mais olhou para trás.

O primeiro livro da trilogia O Conjurador foi publicado no Brasil pela editora Record. Você pode ler o primeiro capítulo clicando aqui.

​Em O aprendiz, primeiro volume da série Conjurador, Fletcher é um órfão de 15 anos e, para sua surpresa, conseguiu invocar um demônio do quinto nível. O problema é que apenas os nobres deveriam ser capazes de conjurar criaturas e usá-las na guerra contra os orcs. Mas plebeus como Fletcher também podem ser conjuradores, e o garoto consegue uma vaga na Academia Vocans, uma escola de magos que prepara seus alunos para os campos de batalha. Lá, ele irá enfrentar o bullying dos nobres, mas também aprenderá feitiços e fará amigos incomuns, como anões e elfos. Além de se provar digno de uma boa patente na guerra, Fletcher e seu grupo de segregados precisam se unir e vencer o preconceito que sofrem na desigual sociedade de Hominum.
Imagem
Para quem já leu e aguarda o lançamento do segundo livro aqui no Brasil (o livro já foi lançado em inglês em outros países) confiram a entrevista que nós aqui do blog realizamos com o autor:

Mad Minds: Quem é Taran Matharu por Taran Matharu?

​Taran Matharu: Eu sou um jovem escritor que ainda acha difícil acreditar que sou realmente um autor.

Mad Minds: Poderia nos dizer como você começou no mundo literário?

​Taran Matharu: Eu escrevi meu primeiro livro aos 9 anos. Era sobre uma família chamada Wizswords, liderados pelo feiticeiro Nilrem e seus netos, Narat e Revilo. Eles derrotaram um bruxo malvado chamado Widower, que queria assumir o controle das terras. A parte mais interessante daquele livro eram os aliados de Nilrem's, o povo formiga, que tinham cerca de uma polegada* de altura e eram uma civilização inteira, montando abelhas, gafanhotos e besouros e construindo suas próprias pequenas estradas e casas em seu próprio gramado. Eu ainda acho que há algo aí, eu amo aquela ideia. É engraçado, minha mãe ainda adora o livro e pensa que é publicável! De vez em quando ela me atormenta sobre colocá-la online ou mostrá-la para alguém. Ela sempre será minha maior fã.

Mad Minds: Alguém te influenciou direta ou indiretamente?

​Taran Matharu: Sim, o autor Darren Shan é um jovem autor cujos livros eu amei ler enquanto crescia. Ele é um cara legal e eu atualmente consegui conhecê-lo em um evento de autores recentemente!

Mad Minds: Qual foi sua inspiração para escrever a série O Conjurador?

​Taran Matharu: 

1) História - Eu sempre amei história, até mesmo como uma matéria da escola. História ficcional foi um dos meus gêneros preferidos, com os livros de Bernard Cornwell e Wilbur Smith's empilhando nas minhas estantes. Tempos medievais, com suas grandes batalhas, intrigas policiais e a importância da família, herança e sucessão tiveram uma grande influência na nobreza de O Aprendiz. 

Depois, há o século 18, uma idade de grandes impérios, pirataria e uma mistura louca de armamento moderno e precoce, com mosquetes de pólvora, pistolas e canhões sendo usados ao lado da cavalaria, sabres e lança. Este foi um tempo de avanço científico e disparidades tecnológicas, grandes choques culturais e discriminação racial. Eu peguei grande inspiração deste período, especialmente no armamento de guerra de O Aprendiz.

2) Mitologia e Criptologia - Enquanto criava a minha "Demonologia" e meus demônios, eu queria uma mistura do familiar e do novo. Das lendas mundiais eu adaptei Grifos, Salamandras, Minotauros, Golens e Hidras, para nomear alguns, todos os que seriam criaturas familiares para o bom leitor.

Então havia as criaturas menos conhecidas, como os canibalistas Wendigo da mitologia nativa americana, ou o Raiju, um mamífero com corpo formado por eletricidade do Japão. Outro favorito foi o persa Chamrosh, um tipo de grifo que é uma mistura entre pássaro e cachoro. Claro que eu criei meus demônios únicos, mas meu amor por criaturas mitológicas ao redor do mundo teve uma grande influência no todo.


3) Minhas próprias experiências - Uma das minhas paixões é viajar. Ao redor do mundo eu encontrei culturas fascinantes, desde os aborígenes da Austrália as tribos nativas da Amazônia. Eu estive em desertos e florestas tropicais, mares e montanhas, campos nevados e montes dos campos ingleses. Isto inspirou a geografia de Hominum, assim como as culturas e as histórias de minhas raças de fantasia.

Durante os meus dias na escola eu vi como a divisão na classe poderia causar grandes rupturas e moldar as pessoas com elas. Eu também experimentei o racismo como a minoria, algo que teve um forte destaque na minha vida quando eu era mais novo. Daqui foi concebida a discriminação, o classicismo e as personalidades na Academia Vocans e o grande Império Hominum.

4) Cultura da Fantasia e Ficção Científica - Eu tenho gostado de ficção científica e fantasia em todos os aspectos em que elas se manifestam, seja em filmes, livros, quadrinhos ou videogames. Isso inclui 
I have enjoyed science fiction and fantasy in all aspects they manifest themselves in, be that films, books, comics or videogames. These include as escolas mágicas de Earthsea, Harry Potter e Discworld, as múltiplas raças de O Senhor dos Anéis, Skyrim e Redwall, os portais para outro mundo nas Crônicas de Nárcia e Stargate, e até mesmo os acompanhantes de criatura em Pokémon. Tudo isso e muito mais influenciou e inspirou a série O Conjurador.

Mad Minds: Como funciona o seu processo criativo? Você deixa alguém ler a história antes de terminar?

​Taran Matharu: Eu deixo meus amigos e minha família lerem se eles quiserem, e eles apontam erros se eles encontrarem, mas eu não tenho leitores beta.

Mad Minds: O que estimula sua criatividade?

​Taran Matharu: Eu assisto filmes, leio livros e sonho acordado :-)

Mad Minds: Existe algum manual para seguir para um escrita boa ou ruim?

​Taran Matharu: Prática!

Mad Minds: Para você, o que é mais difícil: a primeira ou a última frase?

​Taran Matharu: Ambas são muito difíceis. Acho que a primeira é um pouco mais.

Mad Minds: Nós agradecemos pelo seu tempo e atenção que tornaram esta entrevista possível. Se não for muito gostaríamos de pedir para deixar uma pequena mensagem para nossos leitores:

​Taran Matharu: Obrigado por lerem pessoal! Espero que deem uma chance aos meus livros :-)


Fonte da biografia do autor: Taran Matharu Brasil
​
Postado por: Letícia
13 Comentários
Marcia link
7/24/2016 23:22:07

Adoro entrevistas, assim sabemos um pouco mais daquele atras dos livros ra
Adorei. Ótima entrevista
Bjs

Responder
Carolina Valério link
7/25/2016 11:31:20

Oi Leticia.
Eu ainda não tinha ouvido falar desse autor, mas achei a entrevista interessante e as inspirações dele também. Vou procurar saber mais sobre esse livro, é bem o meu estilo de leitura.

Beijos
http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

Responder
Helana Ohara Heck link
7/25/2016 15:08:14

Tô impressionada com a mistura desse rapaz, sem falar que ele é super inteligente. Escrever livros de fantasia é uma aula de história.
eijinhos, Helana ♥
<a href="http://intheskyblog.blogspot.com.br">In The Sky, Blog</a> / <a href="https://www.facebook.com/OInTheSkyBlog">Facebook In The Sky</a>

Responder
Evandro link
7/25/2016 23:19:51

Que legal a entrevista. A trajetória dele desde os 9 anos, sem contar que a plataforma wattpad, que é muito legal para inserir novos talentos no mercado, muitas editoras já estão de olho nela. Super parabéns, eu adorei.

www.atraentemente.com.br

Responder
Fábrica dos Convites link
7/26/2016 09:49:15

Como ele começou cedo!!! Passada ao ler isso... Mas realmente, só a constante prática para ir melhorando não só a escrita, mas em tudo.
Não li os livros dele ainda, mas com tudo que li na entrevista e que já tinha lido a respeito dela, continuo interessada, gosto de fantasia.
Bjs!

Responder
Déborah Araújo
7/26/2016 11:59:35

Oie!
Adoro ler entrevistas para saber das inspirações dos autores e conhecê-los melhor.
Adorei saber as inspirações dele para criar a série e fiquei bem curiosa para ler.

<a href="http://lisos-somos.blogspot.com.br/"> Lisossomos</a>

Responder
Valéria link
7/27/2016 13:02:11

já tinha ouvido falar no autor e no livro mas até então não tinha me atentado a premissa... achei bacana... legal ele ser londrino com pezinho no Brasil e na Índia :D
adorei as respostas dele na entrevista, me pareceu simpático... e começou a escrever bem novo,hein??? ^^

bjs...

Responder
Leitora Compulsiva link
7/27/2016 14:22:42

Já tinha visto algumas resenhas falando muito bem de O Aprendiz, mas não sabia nada a respeito do autor! Muito legal esse intercâmbio cultural que ele vive até hoje! Estou ainda mais curiosa com a história depois de ler todas influências que ele utilizou nela!
Sucesso para todo vocês! Bjss

http://olhoscastanhostambemtemoseufascinio.blogspot.com.br/

Responder
Gabriela Cerqueira
7/27/2016 19:20:20

Olá, ótima entrevista, não conhecia o autor ou suas obras mas adorei conhecer e saber um pouco mais sobre o que o inspira a criar.
bjs

Responder
Quel link
8/1/2016 15:15:14

Olá, que bacana essa entrevista, não conhecia o autor e já fiquei encantada com o seu trabalho.

Abraços

Responder
Letícia
8/1/2016 18:56:37

Bacana mesmo né? Recomendo quando tiver a oportunidade que procure o livro dele, é muito bom :)

Responder
Bruna Souza link
8/7/2016 17:04:35

olá, tudo bem?
eu babo na capa do livro do autor, porém, não é muito meu estilo. Adorei conhece-lo melhor, e também sou administradora!
Sucesso ao Taran
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

Responder
Letícia link
8/8/2016 16:06:34

Oi Bruna, tudo bem sim e você?
Foi a capa que me chamou a atenção de primeira também rsrs, é uma história que se tiver a chance recomendo que leia :D

Responder



Enviar uma resposta.

    Curta no Facebook

    Curta no G+

    Follow @madmindsblog Tweets by madmindsblog

    Parceiros


    Professional Reader
    Imagem
Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • Blog
    • Filmes
    • Livros >
      • Autores
      • Curiosidades
      • Resenhas
    • Séries >
      • Agentes da S.H.I.E.L.D
      • Elementary
      • Stranger Things
      • Universo GoT
  • Entrevistas
  • Parceiros
  • Sobre
  • Contato